História

O Serviço de Cardiologia iniciou a sua actividade em 1970 no Hospital da Santa Casa da Misericórdia do Funchal (actual Hospital dos Marmeleiros). Em 1973 foi transferido para o então denominado Hospital Cruz de Carvalho, ocupando todo o seu 3ºpiso (ala nascente e poente). A sua capacidade de internamento foi reduzida para 29 camas em 1977 por ter sido então atribuída toda a ala poente daquele piso recém-criado Serviço de Ginecologia. Foi ainda restruturado outras duas vezes após 1983 - entrada em funcionamento da UTIC Dr. Martim Diniz (assim designada desde 2001), instalada numa área de enfermaria e posteriormente ampliada (5 unidades e 22 camas de enfermaria contínua).

Por sua vez, a Unidade de Hemodinâmica iniciou a sua actividade a 19 de Março de 1999, permitindo a realização de cateterismos cardíacos na Região Autónoma da Madeira, evitando assim as deslocações desses doentes ao Hospitais do continente para esse efeito.

A partir de 2007 é instituída no SESARAM a Via Verde Coronária, que se constituiu como um marco histórico na qualidade dos cuidados de saúde prestados à população. Através de uma equipa multidisciplinar de prevenção nas 24horas / 7 dias por semana, a realização de cateterismos coronários em situações emergentes permitiu um aumento significativo da taxa de sobrevivência e a probabilidade de recuperação destes doentes, com o mínimo de lesões.