Mensagem da Diretora do CSCM

draclaudia"Este Centro tem como objetivo Treinar, Educar, Formar e Diferenciar os profissionais através da SIMULAÇÃO". A simulação biomédica assume um papel crescente na formação. Atualmente somos inevitavelmente confrontados com um incremento da necessidade de treino de competências técnicas e não-técnicas (comunicação) para uma diferenciação não só individual como também de equipas multidisciplinares. Esta mudança de paradigma do ensino tradicional para um ensino integrado e complementado pela simulação é baseada nas pedras basilares do Conhecimento, Competência, Desempenho e  Ação.
Para alcançar essa prática de excelência é fundamental o ensino e treino repetitivo num ambiente que mimetize a realidade e que simultaneamente seja seguro e eficiente.
Neste contexto, o CSCM foi um dos primeiros centros com simulação de alta fidelidade a iniciar a sua atividade em Portugal. Formados os grupos temáticos de atuação, realizaram-se diversos cursos nas áreas de Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia, Cuidados Intensivos, Cuidados Pré-Hospitalares, Desastre e Catástrofe, Enfermagem, Medicina Geral e Familiar, Medicina Interna, Neonatologia, Pediatria, Ginecologia-Obstetrícia, Trauma e Emergência.

O CSCM pretende ser uma referência na formação em cuidados de saúde e para tal contamos com o empenho de todos!
 
A diretora do Centro de Simulação Clínica da Madeira,
Dra Cláudia Freitas

SESARAM quote1 Este Centro tem como objetivo  Treinar, Educar, Formar e Diferenciar os profissionais de saúde através da simulação.quote2