Imprimir

Serviço Social

Coordenadora da Unidade de Serviço Social

Dra. Márcia Assunção

Distribuição dos Assistentes Socias 

A Equipa de Serviço Social do SESARAM, EPERAM é composta por 26 Assistentes Sociais que desenvolvem a sua actividade nas seguintes Unidades de Saúde: 
Hospital Dr. Nélio Mendonça - 8 Assistentes Sociais
Hospital dos Marmeleiros - 3 Assistentes Sociais
Unidade Dr. João de Almada e 4º andar Hospital dos Marmeleiros -  1 Assistente Social
Unidade de Cuidados Paliativos – 1 Assistente Social
Unidade de Tratamento da Toxicodependência/Psiquiatria – 1 Assistente Social
Centros de Saúde - 9 Assistentes Sociais
Em todos os Estabelecimentos o assistente social integra as equipas de saúde, colaborando no processo de promoção, tratamento e reabilitação.

Atividades do Serviço

Os Assistentes Sociais exercem as suas atividades, de acordo com o Código Deontológico dos Assistentes Sociais em Portugal e tendo como centrais os princípios da justiça social, dos direitos humanos, da responsabilidade colectiva e do respeito pela diversidade.

São actividades desta Unidade:

  • Consulta de Serviço Social aos utentes, familiares e redes de suporte com necessidades de apoio social
  • Diagnóstico Social, através da identificação das necessidades de apoio social, visando a elaboração de um plano individual de apoio e definição de prioridades de intervenção com vista ao tratamento social.
  • Acompanhamento e apoio psicossocial dos doentes e familiares, capacitando-os para participarem ativamente na resolução dos seus problemas, através do recurso a redes de suporte informal (família, amigos, vizinhos,…) ou mediante o encaminhamento para redes de suporte formal (Segurança Social, Autarquias, Habitação, IPSS,…),
  • Participação em projetos comunitários, integrados em equipas interdisciplinares, no âmbito da promoção da saúde e treino de competências sociais tendo por objetivo a promoção do bem-estar da população em geral.
  • Disponibilizar informação aos doentes e familiares sobre o acesso a direitos sociais existentes, de acordo com a legislação e políticas sociais em vigor.
  • Garantir a continuidade dos cuidados sociais a prestar ao doente, através da articulação regular entre os Assistentes Sociais dos serviços assistenciais hospitalares e dos serviços assistenciais dos cuidados de saúde primários.

 

 

 

Localização

Núcleo de Apoio do Hospital Dr. Nélio Mendonça - Bloco B

Contactos

Telef.: 291 709 693
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Manual  Manual de Articulação
Clique sobre o mapa.