Imprimir

Serviço de Urologia do SESARAM promove formação

DSC 0006

O Serviço de Urologia do Serviço de Saúde da RAM, E.P.E. (SESARAM) promoveu no dia 26 de abril de 2017, na Sala de Conferências do Hospital Dr. Nélio Mendonça, uma sessão clínica que contou com a presença do médico urologista, especialista na área oncológica, Rui Lúcio, da Fundação Champalimaud, em Lisboa.

A sessão científica contemplou a abordagem aos temas:
- Tratamento do Carcinoma da Próstata hormono resistente (Indicações da Abiraterona e Enzalutamida);
- O PET PMSA - Indicações e Vantagens; (PET - Tomografia por emissão de positrões, na sigla em Inglês) com PSMA (antigénio de membrana específico da próstata);
- As Biópsias Prostáticas de Fusão – Técnica e Indicações.

A iniciativa reuniu os profissionais do Serviço de Urologia, de Hemato-Oncologia e de Farmácia e Terapêutica do SESARAM.

Além desta sessão formativa, no âmbito nas 29.as Jornadas de Medicina Familiar da Madeira e Continente, realizadas nos dias 28 a 29 de abril de 2017, no Hotel Vidamar, no Funchal, o Serviço de Urologia colaborou com a realização de duas mesas redondas, no dia 29 de abril.

Com a moderação do diretor do Serviço de Urologia do Hospital Dr. Nélio Mendonça, Ferdinando Pereira, e sob a temática “Medicina Sexual”, o médico especialista Pepe Cardoso, do Hospital Dr. Fernando Fonseca, Amadora, apresentou o “Tratamento da disfunção erétil”. Nesta mesa foi apresentada a “Disfunção sexual na mulher”, pela médica Cláudia Freitas, e “A relação comportamental do casal”, apresentada pela médica Letícia Abreu, ambas médicas especialistas do  Serviço de Saúde da RAM. 
 
No painel sobre “Infeções Urinarias e Cólica Renal”, vários médicos urologistas do SESARAM apresentaram vários temas, numa mesa moderada pelo diretor de serviço de Urologia do SESARAM, Ferdinando Pereira.
 
O evento reuniu especialistas da Medicina Geral e Familiar do Continente, Madeira, Açores e Cabo Verde, para além dos médicos internos de especialidade e profissionais de enfermagem do SESARAM.

ur

Clique sobre o mapa.