Imprimir

Centro de Saúde do Porto Santo ganha novas valências

portosanto

A partir do dia 1 de junho de 2017, o Centro de Saúde do Porto Santo passa a dispor de uma Unidade de Cuidados Paliativos, com uma equipa preparada para acompanhar os pacientes no final do ciclo de vida ou com doenças terminais e de um sistema de Tele-Urgência.

A criação da Unidade de Cuidados Paliativos no Centro de Saúde do Porto Santo pretende proporcionar aos pacientes um maior conforto e tranquilidade sendo que já não necessitam de se deslocar ao Hospital Central do Funchal para receber acompanhamento.

Importa referir que os profissionais de saúde receberam, nas últimas semanas, formação especializada nesta área, sob a responsabilidade da coordenadora dos Cuidados Paliativos do SESARAM, a médica Licínia Araújo.

No dia em que foi inaugurado a nova Unidade de Cuidados Paliativos, 30 de maio de 2017, foi também apresentado o serviço de Tele-Urgência que passa a ser uma realidade no Serviço de Urgência do Porto Santo, com ligação ao Serviço de Urgência do Hospital Dr. Nélio Mendonça (HNM). O lançamento deste sistema surge no sentido de apoiar os médicos do Centro de Saúde do Porto Santo em situações especiais, por exemplo, em relação a exames imagiológicos e resultados de análises.

Este sistema possibilita a troca de ideias e partilha de opiniões, com o principal objetivo de assegurar cuidados de saúde de qualidade com maior segurança. Irá funcionar como um mecanismo de apoio para a resolução acertada de uma determinada situação clínica dos utentes da Unidade de Saúde do Porto Santo.

Se um médico da Unidade de Saúde do Porto Santo necessitar de obter uma nova opinião em relação a um determinado episódio clínico, poderá emitir um pedido de apoio médico ao Serviço de Urgência do HNM, através do software utilizado no Serviço de Urgência do Porto Santo que fica acessível, em tempo real, nos computadores do Serviço de Urgência do HNM.  

Através da disponibilização deste serviço, o SESARAM ambiciona agilizar os processos, reforçar a capacidade na verificação dos meios complementares de diagnóstico, na observação de exames e, sobretudo, aumentar a precisão do diagnóstico.

Clique sobre o mapa.