Imprimir

Programa de prevenção de quedas em Idosos na RAM

DSC 0001

Decorreu no dia 23 de junho de 2017, pelas 12:00 horas, na Sala de Conferências do Hospital Dr. Nélio Mendonça, uma sessão para a apresentação do novo projeto: “Prevenção de quedas em idosos na RAM”.

Os objetivos deste projeto consistem na avaliação do risco individual de queda, na promoção da segurança do idoso em sua casa, na melhoraria das condições de segurança no domicílio, e na avaliação da situação clínica do idoso.

É missão deste programa prevenir as quedas, e sendo a população idosa mais vulnerável, o público-alvo deste programa são essencialmente as pessoas com idade superior a 65 anos, os seus cuidadores formais e informais e os profissionais que acompanham a prática clínica.

O projeto será implementado nos hospitais, Unidades de Saúde e Centros de Saúde do SESARAM, nos centros de dia e nos domicílios no sentido de colmatar algumas lacunas, melhorar condições e, consequentemente, prevenir as quedas.

Através de medidas simples, a sua implementação visa diminuir a frequência de quedas na população idosa, reduzir as consequências clínicas resultantes da ocorrência de quedas e diminuir os custos inerentes.

O projeto, coordenado pelo enfermeiro supervisor Ricardo Silva, está a cargo de uma equipa constituída por 6 profissionais de saúde, da área médica e de enfermagem, nomeadamente: a médica interna de formação específica em MGF, do Centro de Saúde de Gaula, Luísa Lopes; o diretor do Serviço de Ortopedia, Anacleto Mendonça, a enfermeira especialista de reabilitação do Serviço de Medicina Interna, Helena Ornelas; a médica assistente de MGF, do Centro de Saúde do Bom Jesus, Marta Ornelas e a enfermeira especialista de reabilitação, do Centro de Saúde Dr. Rui Adriano, Cisaltina Pinto.

Nesta sessão estiveram presentes, entre outras entidades, o Secretário Regional da Saúde, Pedro Ramos, o presidente do IA-Saúde, Herberto Jesus e a presidente do conselho de administração do SESARAM, Maria Tomásia Alves.

GALERIA DE IMAGENS

Clique sobre o mapa.