Imprimir

Médicos de renome nacional participam nas atividades clínicas do Hospital Dr. Nélio Mendonça

reduzida

Os palestrantes convidados para as 1as Jornadas de Gastrenterologia e Cirurgia da RAM, que decorrem nos dias 30 de junho e 1 de julho, deslocaram-se mais cedo para o Funchal, no sentido de participar nas atividades clínicas do Hospital Dr. Nélio Mendonça, no dia 29 de junho.

Neste sentido, os Serviço de Gastrenterologia e de Cirurgia receberam no dia que antecede as jornadas vários médicos para dar apoio à realização de consultas na área dos transplantes hepáticos, exames estereoscópicos e algumas cirurgias especializadas. 

Foram convocados 20 doentes, uns já fizeram transplante hepático e outros estão a aguardar, para serem observados do ponto vista clínico, pelos médicos dos principais centros de referência ao nível desta matéria no país. Estamos a falar do médico cirurgião e professor José Eduardo Barroso (Hospital Curry Cabral), do médico gastrenterologia e  professor Luís Tomé (Hospitais de Coimbra), e do médico gastrenterologia e professor Rui Perdigoto (Hospital Curry Cabral). A realização destas consultas no Hospital Dr. Nélio Mendonça, evitou a deslocação destes doentes e seus acompanhantes para o Continente português.

Ao nível das cirurgias programadas, há que destacar a colaboração dada pelo médico cirurgião, do Hospital de S. João, Eduardo Costa Maia, nas cirurgias biliopancreática, e o médico cirurgião, do Hospital de São João, John Preto, na área das cirurgias bariátricas.

No dia 29 de junho, realizaram-se também, pela primeira vez no Serviço de Gastrenterologia, exames estereoscópicos, com o apoio do médico gastrenterologia do Hospital São João, Hélder Cardoso. Estes exames foram acompanhados por todo o staff do Serviço de Gastrenterologia do SESARAM. Este equipamento foi recentemente adquirido pelo SESARAM e irá permitir melhor diagnóstico e tratamento de algumas doenças a nível gastrointestinal.

O Secretário Regional da Saúde acompanhado pelo presidente do IA Saude, Conselho de Administraçao e direções técnicas estiveram no serviço de gastrenterologia para agradecer a todos os médicos especialistas nacionais o apoio e colaboração dada ao SESARAM.

As Jornadas de Gastroenterologia e Cirurgia da RAM, são organizadas pelos Serviços de Gastrenterologia e de Cirurgia do SESARAM, E.P.E. e têm como principal objetivo analisar novas abordagens diagnósticas, cirúrgicas e terapêuticas de patologias partilhadas pelas especialidades de Gastroenterologia, Cirurgia, Medicina Interna, Medicina Geral e Familiar, entre outras especialidades médicas.

Clique sobre o mapa.