Imprimir

"Como a Anestesiologia mudou o Mundo" - Exposição no Hospital Dr. Nélio Mendonça

imagem009

O Serviço de Saúde da RAM recebe pela primeira vez a exposição itinerante promovida pela Sociedade Portuguesa de Anestesiologia, intitulada: "Como a Anestesiologia mudou o Mundo".  Esta mostra, patente na entrada principal do Hospital Dr. Nélio Mendonça, retrata através de 24 painéis o papel decisivo da anestesiologia no progresso da ciência, da medicina e da humanidade, através de factos históricos, fotografias e ilustrações científicas.

A inauguração oficial foi no dia 6 de julho de 2017 e contou com a presença, do Secretário Regional da Saúde, dos elementos da direção do SESARAM, da Vice-Presidente do IASAÚDE, dos profissionais afetos ao Serviço de Anestesiologia do SESARAM, entre outros convidados.

Através desta exposição, os visitantes são convidados a fazer uma viagem pela história da anestesiologia, ficar a conhecer a sua origem e evolução, desmistificar alguns aspetos relacionados com a anestesia e ficar a conhecer melhor as áreas de intervenção da anestesiologia moderna, com uma posição central na prática clínica e na atividade hospitalar.

"Como a Anestesiologia mudou o Mundo" surge na sequência de uma parceria entre a Sociedade Portuguesa de Anestesiologia e o Serviço de Anestesiologia do Centro Hospitalar de Lisboa Norte e, desde 2014, tem estado patente em diversos hospitais de Norte a Sul do País, incluindo as Regiões Autónomas.

A exposição está aberta aos utentes, colaboradores do SESARAM e a toda a comunidade até ao final do mês de agosto, na entrada principal do Hospital Dr. Nélio Mendonça e tem como principais os seguintes objetivos:
- informar a população e outros profissionais de saúde sobre a anestesia, desmistificando medos e receios frequentes e elevando o nível de literacia dos utentes;
- valorizar a especialidade e o Serviço de Anestesiologia do SESARAM, que apesar da carência de recursos humanos, sempre se mostrou disponível em colaborar com a estratégia global do SESARAM e ocupa um papel muito importante na formação e diferenciação dos nossos profissionais.

Após esta etapa na Madeira, a exposição itinerante irá continuar a percorrer os hospitais do país, com o objetivo de divulgar a anestesiologia junto dos profissionais de saúde e da comunidade em geral.

 GALERIA DE FOTOS

Clique sobre o mapa.