Imprimir

Ias Jornadas de Prevenção do Suicídio

Clique aqui para visualizar o VÍDEO PROMOCIONAL

A Unidade de Psicologia do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM) promove as “Ias Jornadas de Prevenção do Suicídio”, nos dias 15 e 16 de setembro de 2017. 

A iniciativa surge no âmbito do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, criado pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela OMS, assinalado no dia 10 de setembro.

O suicídio constitui um grave problema de saúde pública, pelo que torna-se premente a concertação de diferentes perspetivas técnico-científicas para uma intervenção mais eficaz nesta matéria. Neste sentido, vários especialistas com competências nesta área são convidados a reunirem-se, no dia 15 de setembro, no auditório do Colégio dos Jesuítas, no Funchal, a fim de debater diversos temas de interesse relacionados com esta temática, com o principal objetivo de sensibilizar os profissionais e público em geral para a problemática do Suicídio.

Paralelamente a esta atividade, realizar-se-ão, no dia 16 de setembro, no Centro de Formação e Investigação do SESARAM, localizado no Núcleo de Apoio ao Hospital Dr. Nélio Mendonça,  dois workshops: "Avaliação do Risco e Intervenção em Crise no Paciente Suicida", dirigido aos Técnicos de Saúde e “Efeito Papageno: A importância do papel do jornalista na prevenção do suicídio”, dirigido aos Jornalistas.

Estas jornadas destinam-se a técnicos de saúde (psicólogos, médicos, enfermeiros, entre outros) e parceiros sociais (serviços sociais, comunidade educativa, forças de segurança, entidades judiciais, comunicação social, entre outros). O acesso às Jornadas e aos Workshops é livre, mediante inscrição no portal do SESARAM ou, em alternativa, nas instalações da Biblioteca do Hospital Dr. Nélio Mendonça.

Lotação limitada ao espaço disponível.

Clique aqui para aceder ao programa das Jornadas.

Cartaz

 Clique para aceder  - FOLHETO INFORMATIVO

 

I JORNADAS DE PREVENÇÃO DO SUICÍDIO

Organização: Unidade de Psicologia
Data: 15 de setembro de 2017
Hora: 9h:00-16h:30
Local: Auditório do Colégio dos Jesuítas, no Funchal

INSCRIÇÕES (fechadas)

 

WORKSHOP: "AVALIAÇÃO DO RISCO E INTERVENÇÃO EM CRISE NO PACIENTE SUICIDA"

Data: 16 de setembro de 2017
Hora: 09h:00 – 12h:30
Local: Núcleo de Formação e Investigação do SESARAM
Organização: Unidade de Psicologia do SESARAM
Destinatários: TÉCNICOS DE SAÚDE

Preletor convidado: Psicólogo, Dr. Márcio Pereira
Licenciado em Psicologia Clínica, exerce parte da sua atividade profissional no INEM e é formador nas áreas de intervenção psicológica em Crise, Emergência, Primeiros Socorros Psicológicos e Gestão de Stress.

INSCRIÇÕES (fechadas)

 

WORKSHOP: “EFEITO PAPAGENO: A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO JORNALISTA NA PREVENÇÃO DO SUICÍDIO”

Data: 16 de setembro de 2017
Hora: 09h:30 – 13h:00
Local: Núcleo de Formação e Investigação do SESARAM
Organização: Unidade de Psicologia do SESARAM
Destinatários: JORNALISTAS

Preletor convidado: Psicólogo Clínico, Doutor José Manuel Borges
Psicólogo Clínico, Assistente da Carreira Técnica Superior de Saúde. Exerce funções no SESARAM, E.P.E. Tem a Especialidade Avançada em Psicologia Comunitária, pela Ordem dos Psicólogos; É Pós-Graduado e Doutorado em Psicologia da Saúde.

INSCRIÇÕES

 

 

Clique sobre o mapa.