Imprimir

60 Fisioterapeutas no SESARAM

fisioterapia

No Serviço de Saúde da RAM são 60 os profissionais que desempenham funções na área da fisioterapia, no Hospital Dr. Nélio Mendonça, na Unidade Dr. João de Almada, nos Centros de Saúde da RAM, nomeadamente em Santana, Machico, Santa Cruz, Caniço, Ponta do Sol, Calheta, São Vicente e Porto Santo e, ainda, que prestam cuidados ao domicílio, no Concelho do Funchal. Estes profissionais estão integrados nas equipas de reabilitação do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação, dirigido pela médica fisiatra, Berta Jardim.

Os fisioterapeutas são profissionais de saúde que prestam serviços a indivíduos e populações de forma a desenvolver, manter e restaurar o máximo movimento e capacidade funcional ao longo da vida.

Recorde-se que o Dia Mundial da Fisioterapia, assinalado no dia 8 de setembro, foi instituído pela Confederação Mundial de Fisioterapia (WCPT - World Confederation for Physical Therapy), que engloba mais de 250 mil fisioterapeutas no mundo. A data celebra-se desde 1996. Todos os anos, o Dia Mundial da Fisioterapia comemora-se com um novo tema.

“Fisioterapia e Saúde Mental” é o tema dedicado à campanha deste ano. Trata-se de uma oportunidade para os Fisioterapeutas do mundo inteiro lembrarem o contributo da sua profissão para a promoção da saúde, bem-estar e autonomia das pessoas.

Relativamente a esta nova área de intervenção da Fisioterapia, é importante salientar o papel do Fisioterapeuta para a melhoria do bem-estar das pessoas com disfunções físicas associadas a doenças mentais e vice-versa. Sendo o corpo um dos componentes de desempenho, o papel do Fisioterapeuta será ajudar a pessoa na redescoberta e consciencialização desse corpo. A estimulação física e o toque terapêutico contribuem para que esse corpo, seja um corpo que sinta e seja atuante, melhore as suas capacidades funcionais, aumente a autoestima, liberte a agressividade, diminua a ansiedade e promova o relaxamento.

Integrado no âmbito do Dia Mundial da Fisioterapia, o Serviço de Medicina Física e Reabilitação do SESARAM, através da equipa de fisioterapia, realiza sessões de sensibilização para a importância dos fisioterapeutas na saúde das populações e na implementação de programas de exercícios terapêuticos na saúde mental.

Na sala de espera do Serviço de Medicina Física e Reabilitação no Hospital Dr. Nélio Mendonça, este dia é assinalado através da projeção de um vídeo alusivo à temática.

Também, em parceria com diversas entidades, a equipa do SESARAM promove uma ação de sensibilização no Centro Comunitário do Funchal, no dia 7 de setembro, pelas 16h:00.

 

Clique sobre o mapa.