Imprimir

SESARAM integra Programa Humaniza da Fundação La Caixa

HOspital red

O Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM, E.P.E), através da Unidade de Cuidados Paliativos, foi uma das dez unidades do país selecionadas para a constituição de uma Equipa de Apoio Psicossocial (EAPS), no âmbito do Programa Humaniza da Fundação La Caixa, um projeto que visa reforçar o apoio a pessoas com doenças avançadas.

Este Programa Humaniza da Fundação La Caixa teve início em Espanha em 2009 e tem alcançado resultados muito positivos no apoio aos doentes em cuidados paliativos e seus familiares, pelo que agora foi alargado à Região Autónoma da Madeira com vista alargar os seus benefícios a todos os cidadãos portugueses.

Refira-se que a iniciativa EAPS tem por finalidade complementar a resposta oferecida às necessidades dos doentes e dos seus familiares no que concerne às exigências específicas de apoio psicossocial e espiritual, bem como de acompanhamento no luto e apoio às equipas de profissionais que cuidam de pessoas com doenças avançadas e as suas famílias.

A EAPS é constituída por dois assistentes sociais, um psicólogo a tempo inteiro e outro a tempo parcial. Concluído o processo de integração e de formação esta equipa passará a intervir prestando apoio psicossocial, espiritual e no luto aos doentes referenciados aos cuidados paliativos e seus familiares, bem como apoio aos profissionais das equipas de saúde que os acompanham.

O Programa Humaniza dispõe de uma direção operacional e uma direção científica, que são responsáveis pelo acompanhamento da implementação do projeto, avaliação de procedimentos, resultados, prestando apoio científico, metodológico e de gestão, para além de zelar pela correta aplicação do modelo de apoio psicossocial e espiritual.

Para os meses de outubro e novembro de 2018 estão agendadas reuniões de trabalho e outras atividades para implementação e divulgação deste projeto junto dos profissionais de saúde no SESARAM e na comunidade.

Clique sobre o mapa.