Imprimir

Infecto Contagiosas

Director(a)

Enf. Chefe

  Dr.ª Ana Paula Reis

Enf.º Fernando Abreu

Contactos

 

291 705 730 Ext.: 4355

A Equipa de Saúde do Serviço é constituida por:

  • 2 Médicos Infecciologistas ( Drª. Ana Paula Reis e Drª. Nancy Faria )
  • 8 Enfermeiros
  • 6 Auxiliares de acção médica
  • 1 Secretária de piso
  • 1 Psicóloga
  • 1 Assistente Social

Objectivos Gerais do Serviço de Doenças Infecciosas:

  1. Tratar e prestar cuidados na área das doenças infecciosas, todos os utentes internados e seguidos em consulta;
  2. Diagnosticar as necessidades individuais dos doentes em matéria de saúde;
  3. Planear Cuidados de Saúde, de acordo com o diagnóstico das necessidas detectadas;
  4. Prestar Cuidados de Saúde diferenciados de forma global e individualizada atendendo à sua cultura e rotinas diárias, demonstrando preocupação com promoção da saúde do pessoal, dos doentes/familiares/pessoa significativa e da comunidade em que se encontram inseridos.

 

O Serviço de Doenças Infecciosas encontra-se sedeado na ala nascente do 1º andar do Hospital dos Marmeleiros e engloba os seguintes sectores funcionais:

Internamento

Composta por 5 enfermarias, cada uma com 2 camas, com capacidade total para 10 doentes de ambos os sexos. Todas as enfermarias possuem instalações sanitárias próprias e englobam uma antecâmara, onde todos os elementos da equipa de saúde (assim como as visitas) podem proceder à desinfecção e colocação de barreiras protectoras (aí colocadas) antes de entrarem em contacto com os doentes.

Hospital de Dia

O Hospital de Dia de Doenças Infecciosas é parte integrante do Serviço de Doenças Infecciosas. Iniciou a sua actividade em Novembro de 2006. As suas instalações localizam-se no 1º andar do Hospital dos Marmeleiros, ala nascente.

São objectivos do Hospital de Dia:

  1. Humanizar a prestação de cuidados, mantendo, por mais tempo, o doente no seu ambiente familiar e social;
  2. Diminuir a pressão de internamento do Serviço;
  3. Articular os cuidados prestados em regime de internamento com os cuidados prestados em regime de ambulatório;
  4. Optimizar recursos humanos e económicos;
  5. Realizar tratamentos aos doentes que necessitam de administração de terapêuticas de curta duração em meio hospitalar ou outros actos invasivos de diagnóstico e terapêutica;
  6. Aumentar a adesão à terapêutica por parte dos doentes, dada a sua importância no tratamento, pretendendo-se por esse facto a criação de consulta própria (consulta de adesão), com uma equipa multidisciplinar, composta por um Infecciologista, um Enfermeiro, um Assistente Social, um Psicólogo e um Farmacêutico;
  7. E outros procedimentos tais como: realização de consulta não programada; informação e educação em saúde; potenciação do cumprimento terapêutico; apoio psicológico e social.

Consulta Externa

Funciona no Hospital Dia de Infecciosas, abrangendo as Consultas de Doenças Infecciosas, de Imunodepressão, Consulta de Adesão Terapêutica e Consulta de Medicina do Viajante.

Consulta de Doenças Infecciosas (Infecciologia Geral)

Nesta consulta são observados os doentes com pataologia infecciosa provenientes do Internamento, Serviço de Urgência e Centros de Saúde. A patologia infecciosa mais observada é a Hepatite Viral Crónica (Hepatite B e C). Esta consulta tem em atenção não só o aspecto curativo como também preventivo e de reinserção familiar e social destes doentes.

Consulta de Imunodepressão

Teve início em Janeiro de 1992. Nesta consulta são observados os doentes com Infecção VIH / SIDA da Região. Esta consulta tem disponível, além de dois médicos infecciologistas e de um enfermeiro um grupo multidisciplinar que conta com o apoio de um Psiquiatra, um Psicólogo e um Assistente Social. Está envolvido desde o início, um nutricionista para o apoio efectivo aos aspectos da nutrição fundamentais nesta área.

Consulta de Adesão Terapêutica

Esta consulta funciona diariamente num espaço do Hospital de Dia com uma equipa multidisciplinar composta por um Médico Infecciologista, um Enfermeiro, um Psicólogo, um Assistente Social e um Farmacêutico, tendo como principal objectivo aumentar a adesão a terapêutica por parte dos doentes, dada a sua importância no global do tratamento

Consulta da Medicina do Viajante

Nesta consulta de periodicidade semanal (6ª feira) o principal objectivo é evitar que o viajante adquira qualquer infecção no decorrer da sua viagem cujo enfoque será maximizar os conselhos, previamente à sua deslocação, no que se refere às recomendações sobre vacinações e profilaxias, de acordo com as normas da OMS e CDC. Assim surgiu uma nova forma de medicina preventiva, conhecida como "Medicina do Viajante", especializada na prevenção de doenças infecciosas e epidémicas. Esta consulta conta com o apoio de um Infecciologista, um Internista, um Cirurgião Vascular e um Enfermeiro. Nesta consulta é fornecido um folheto, com recomendações aos viajantes.

Serviço de Urgência

O apoio do Serviço de Doenças Infecciosas ao Serviço de Urgência e a todo o Sistema Regional de Saúde é dado em regime de prevenção de 24 horas, tendo-se iniciado a 01 de Novembro de 2005.

Clique sobre o mapa.