Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte Próximo mês
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Formação - Intervenção nas Perturbações da Alimentação na 1ª Infância

De Terça-feira 27 Outubro 2020 -  09:00
Para Quarta-feira 28 Outubro 2020 - 17:00

Objetivo Geral: Capacitar os formandos de conhecimentos para a identificação de alterações no desenvolvimento sensoriomotor oral normal para a função alimentar em idade pediátrica; Capacitar os formandos para o planeamento de um programa de intervenção nas perturbações da alimentação.

Objetivos Específicos: Saber relacionar o desenvolvimento sensorial oral com o desenvolvimento motor global dos 6 meses aos 2 anos para a função alimentar; Saber caracterizar a dificuldade de alimentação segundo o sistema de classificação DSM-V; Saber “Olhar” para a função alimentar de uma forma mais ampla; Saber avaliar de forma adequada as dificuldades de alimentação na 1ª infância; Saber planear um programa de intervenção; Dar conhecimentos sobre Estratégias de IS; Dar conhecimento de um programa de Estimulação sensória motora oral; Dar conhecimento sobre as capacidades sensoriais dos alimentos e o impacto na habilitação e aprendizagem da mastigação; Dar conhecimento de estratégias para a diversidade alimentar.

Formadora: Ana Marques(Terapeuta da Fala do Unidade de Desenvolvimento da Criança do Hospital Central do Funchal. Mestre em Terapia da Fala – área de patologias da linguagem pela Universidade Católica Portuguesa (UCP), Doutoranda em Ciências da Cognição e da Linguagem pela UCP. Pós-graduada em Neurodesenvolvimento em Pediatria pela UCP. Pós-graduada Técnicas de Neurodesenvolvimento de Bobath pelo European Bobath Tuthors Association. Terapeuta da Fala responsável pelo protocolo da intervenção do terapeuta da fala na Unidade de cuidados intensivos neonatais e pediátricos do HCF. Formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua do Ministério da Educação, para a área de educação especial. Atividade de docência em mestrados, pós-graduações e formações avançadas em terapia da fala nas áreas de motricidade orofacial, deglutição e linguagem em Portugal e Barcelona. Apresentações orais em eventos científicos nacionais e internacionais, na área da motricidade orofacial, deglutição e linguagem. Publicações em revistas científicas e em livros de resumos de congressos. Coordenadora científica de formação especializada em perturbações do desenvolvimento na 1ª infância pelo CRIAP. Faz parte da bolsa de mentores para as perturbações alimentares da Seedgo. Colabora como revisora para a REVISTA DE INVESTIGACION EN LOGOPEDIA. Coordenadora do Departamento de deglutição da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala e vogal do conselho fiscal da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala).

Destinatários: Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica – Terapeutas da Fala

Datas de Realização: 27 e 28 de outubro de 2020

Carga Horária/ação: 14 Horas

Horário: 09h00 – 13h00; 14h00 – 17h00

Nº Participantes: 25

Local de Realização: Centro de Formação

Data Limite de Inscrição: 21 de outubro de 2020

Nota: A inscrição deverá ser formalizada através do preenchimento do Boletim de Inscrição na Formação, disponível no Atrium ou no site do SESARAM, EPERAM e remetido ao Centro de Formação, após validação das Direções Técnicas/ Superior Hierárquico.

logo cores

Local : Centro de Formação
Contacto : 6418/ 6419

Voltar

Clique sobre o mapa.