O Serviço Regional de Saúde da RAM, EPERAM através do Serviço de Nutrição realizou, no dia 21 de junho, as “1as Jornadas do Serviço de Nutrição da Madeira”.

O evento abordou temas como a alimentação artificial; a nutrição na área da saúde e os seus desafios; a nutrição materno-infantil e o seu impacto nas gerações futuras; a alimentação no primeiro ano de vida; a avaliação dos riscos nutricionais e a “geração + saúde”.
Estes temas foram explanados e desenvolvidos, por um painel de profissionais diversificados e que exercem a sua atividade em diferentes áreas da saúde.


O Serviço de Nutrição do SESARAM conta com 29 profissionais, 11 nos cuidados hospitalares e 18 nos cuidados de saúde primários, e é coordenado pelo nutricionista, Bruno Sousa.
O atual diretor de serviço anunciou que a Região prevê avançar com um estudo sobre os hábitos alimentares dos madeirenses, sendo esta uma forma de perceber o “estado da nutrição da população”. O estudo iniciar-se-á em setembro e possibilita analisar e avaliar os hábitos familiares dos madeirenses.
A sessão de abertura destas Jornadas contou com a presença do secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, do presidente do Conselho de Administração do SESARAM, Herberto Jesus, do diretor clínico do SESARAM, Júlio Nóbrega, do enfermeiro diretor, José Manuel Ornelas e de vários profissionais de saúde.

