O Centro de Investigação Dr.ª Maria Isabel Mendonça, integrado no Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM, EPERAM), sob coordenação da médica, Isabel Mendonça e da Prof. Doutora Ana Célia Sousa, foi novamente distinguido no 31º Congresso Nacional de Medicina Interna, realizado em Coimbra, no passado mês de maio.
Neste evento o Centro esteve representado pela Prof. Doutora Ana Célia Sousa, com a apresentação de sete trabalhos de investigação, apresentados pelos internos complementares das especialidades de Medicina Interna e de Endocrinologia que colaboraram nos mesmos. Dois desses trabalhos foram distinguidos no Congresso.
O primeiro intitulado “O fibrinogénio associa-se ao aumento do risco de doença cerebrovascular numa população portuguesa”, foi apresentado pela médica Cátia Martins, sendo agraciado com o primeiro prémio para a melhor Comunicação Oral do Congresso.
O segundo intitulado “Etiologia do Síndrome Metabólico: o papel da interação das variantes genéticas da enzima de conversão da angiotensina ECA I/D e ECA A2350G” foi apresentado pela médica Patrícia Nunes, tendo sido nomeado entre os cinco melhores pósteres para o prémio do melhor Póster do Congresso.
O Congresso contou com a apresentação de 1 243 trabalhos de investigação, provenientes de hospitais e faculdades de medicina de todo o país, o que reforça a importância do reconhecimento obtido.
A equipa do Centro de Investigação Dra. Maria Isabel Mendonça que já reafirmou o seu compromisso com o reforço da atividade científica, o apoio aos profissionais de saúde e a contínua valorização da investigação no seio do SESARAM, EPERAM, recebeu esta distinção como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na área da investigação.

