O Serviço de Saúde da RAM (SESARAM,EPERAM) em colaboração com a Sociedade Portuguesa do AVC (SPAV) realizou, hoje, 29 de outubro, na sala da Assembleia Municipal da Câmara do Funchal, uma palestra de sensibilização ao AVC.
Esta iniciativa integrou as comemorações do Dia Mundial do AVC, e teve como objetivo identificar os fatores de risco, as medidas preventivas, as alterações cognitivas pós AVC, o papel da neuropsicologia na reabilitação, a Via Verde do AVC, e a reabilitação pós AVC. Estas temáticas que estiveram em foco nesta palesta, que contou também com um testemunho de uma sobrevivente de AVC e um momento musical.
De referir que o SESARAM dispõe de uma via verde do AVC desde julho de 2009, com profissionais de saúde altamente qualificados, o que tem permitido não só responder aos utentes da Madeira como também a doentes provenientes dos Açores, ao abrigo do protocolo de saúde estabelecido entre as duas regiões autónomas.
A sessão de boas-vindas contou com as intervenções da vereadora da Câmara do Funchal com o pelouro da Saúde e Políticas de Longevidade, Helena Leal, e dos médicos Tiago Freitas, embaixador regional da SPAV para o Dia Mundial do AVC, e Patrício Freitas, Coordenador da Unidade de AVC do SESARAM.




