O Serviço de Saúde da Região (SESARAM, EPERAM) promoveu, no passado dia 29 de junho, na Universidade da Madeira, o “Fórum do Acidente Vascular Cerebral - Abordagem multidisciplinar na prevenção, diagnóstico e tratamento”.

A iniciativa, que contou com a participação de cerca de 80 pessoas, consistiu numa ação conjunta entre a Unidade de AVC do Hospital Dr. Nélio Mendonça e a Universidade da Madeira, com as Escolas de Enfermagem e Faculdade de Ciências da Vida, e com o apoio da Sociedade Portuguesa de AVC, teve como desígnio a sensibilização para o AVC e a discussão de políticas em saúde que reduzam a sua incidência.

Com o objetivo de implementar um dos objetivos do Plano de Ação para o AVC na Europa 2018-2030, objectivo este, que passa por sensibilizar pessoas da sociedade civil e stakeholders atuais e futuros, para a temática do AVC e para a discussão de políticas em Saúde que visem reduzir a incidência do AVC, este Fórum envolveu os futuros líderes em saúde - atuais estudantes de enfermagem e de medicina e outros estudantes universitários, de forma a sensibilizá-los para a temática.
Este Fórum multidisciplinar contou com os profissionais [médicos e enfermeiros] de vários Serviços do SESARAM, assim como de docentes das Faculdades de Medicina e Enfermagem.


A iniciativa foi moderada pelo médico e embaixador Regional para o dia nacional e mundial do AVC da Sociedade Portuguesa do AVC, Tiago Freitas, e pelo médico e coordenador da U-AVC do SESARAM, Patrício Freitas.