No dia 03 de janeiro de 2025, o secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, acompanhado dos dirigentes da saúde deslocou-se, ao Serviço de Urgência (SU) do Hospital Dr. Nélio Mendonça (HNM), para agradecer todo o trabalho realizado neste serviço, em particular, nas últimas semanas.
Desde o dia 20 de dezembro de 2024, o Serviço de Urgência do HNM assegurou cuidados de saúde emergentes a mais de 5000 pessoas, uma média diária de atendimentos na ordem dos 400 utentes, atendidos dentro dos tempos normais e protocolados pela triagem de manchester.
Durante este período festivo a porta do Serviço de Urgência nunca se fechou, nem foi recusado o atendimento a alguém. Muito pelo contrário neste serviço salvaram-se vidas, devolveram-se sorrisos, e em muitos casos foi dada segurança aos milhares de idosos que foram encaminhados para este serviço.
Para todos estes utentes foram salvaguardados todos os cuidados de saúde necessários à sua situação de doença emergente, inclusive medicamentos.
Importa referir que o SU funciona 24 horas por dia, sem interrupção, e em alguns momentos pode ocasionalmente faltar algum produto farmacêutico, mas identificada a sua falha, o medicamento é substituído por um outro produto com as mesmas características, salvaguardando sempre a segurança do doente.