A Unidade de AVC do Serviço Regional de Saúde, em parceria com a Sociedade Portuguesa do AVC promoveu, a 26 de março, uma ação de sensibilização junto dos profissionais de saúde, sobreviventes de AVC, familiares e cuidadores, no Centro de Saúde da Calheta.
Este evento realizou-se, no âmbito do Dia Nacional do Doente com AVC, que se evoca anualmente, a 31 de março.
A palestra abordou temas pertinentes para a saúde e contou, com a participação de vários elementos do Grupo de Ajuda Mútua (GAM), que partilharam experiências e entregaram material educativo e informativo sobre o AVC e os GAM.
Este dia constitui, uma oportunidade para a realização de ações junto da população, no sentido de sensibilizar e informar quanto à caracterização do AVC, ao reconhecimento dos sinais de alerta, à forma de atuação perante uma suspeita de AVC, aos fatores de risco para o aparecimento do AVC e à prevenção primária e secundária.
A equipa de saúde da Unidade de AVC do Serviço Regional de Saúde é coordenada pelo médico, João Patrício Freitas, e pela enfermeira, Arlinda Oliveira.
O evento contou com a presença da diretora regional de Saúde, Bruna Gouveia, em representação do secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos.