O Serviço de Saúde da Região constituiu um grupo de trabalho, sob a orientação da Direção de Enfermagem, com a responsabilidade de coordenar a implementação do projeto “Intervenção do Enfermeiro na Capacitação do Cuidador Informal”, nos Centros de Saúde da Região Autónoma da Madeira.
O grupo Coordenador, integrado pelas enfermeiras Dulce Sousa, Paula Catanho e Susana Freitas, especialistas em Enfermagem Comunitária, em colaboração direta com os Enfermeiros Gestores e os Enfermeiros Elos de Referência, irão implementar o projeto na área de Enfermagem dos Cuidados de Saúde Primários, com os objetivos de promover a adaptação ao papel de Cuidador Informal, através de sessões de capacitação em grupo, e de fomentar a vigilância de saúde, através da Consulta de Enfermagem e Treino de Competências, ao Cuidador Informal com Plano de Cuidados Individualizado.
A continuidade do projeto é assegurada pelos enfermeiros e enfermeiros especialistas no Centro de Saúde e domicílio, em articulação com a equipa multidisciplinar.
Este projeto de capacitação aos cuidadores informais teve início no dia 22 de julho, nos Centros de Saúde do Caniço, Camara de Lobos e Dr. Rui Adriano de Freitas (Funchal). Nos restantes Centros de Saúde da Região Autónoma da Madeira, as sessões de capacitação foram iniciadas ao longo dessa semana.
Os cuidadores informais desempenham um papel primordial na sociedade atual, que envolve a realização de múltiplas tarefas na prestação de cuidados em diferentes áreas, com impactos quer para o cuidador, quer para a pessoa cuidada.
Neste sentido, a capacitação do cuidador é fundamental para adaptação ao papel que estes desempenham, com reflexo não só na sua qualidade de vida, mas também na pessoa cuidada.