O Serviço de Saúde da Região promoveu, através do Centro de Formação e do Serviço Social, uma ação formativa na área da “Intervenção Psicossocial em Crise, Emergência e Catástrofe”.
Entre outros temas, o curso abordou, ao longo de 21 horas, as competências para a intervenção em crise em crise, a emergência e catástrofe, a gestão de expectativas e os principais conceitos de Catástrofe.

A formação que visou dotar os assistentes sociais de competências específicas para eventuais catástrofes, resultou na transmissão de conhecimentos, partilha de experiências e de maior consciencialização do papel essencial que o Serviço Social da área da Saúde, possui neste campo de ação, sempre num quadro de intervenção multidisciplinar, integrado e de nível micro, meso e macro.
A relevância do Serviço Social da Saúde a nível das Equipas de “Primeiros Socorros Psicológicos” e dos “Serviços Sensíveis ao Trauma” foi também discutida, contextualizada e projetada.


A formação contou com três formadores especialistas na área do conhecimento e intervenção, a docente universitária, Maria Inês Amaro, a diretora do Núcleo de Emergência Social da Unidade de Intervenção Social do Instituto de Segurança Social, IP, Marta Borges, e o técnico superior da Câmara Municipal da Amadora e autor de uma dissertação sobre “O contributo da Intervenção Social para a atuação em Catástrofe”, Carlos Gamboa Rocha.