A Secretária Regional de Saúde e Proteção Civil marcou esta manhã presença no III Fórum de Psico-Oncologia, que decorre até amanhã na sala de Conferências do Hospital Nélio Mendonça, subordinado ao tema ‘Abordagem Integrativa em Oncologia’.
“O cancro é um dos maiores desafios da medicina contemporânea. Mas não é apenas um desafio clínico. É, acima de tudo, um desafio humano, que exige de nós muito mais do que conhecimentos técnicos. Exige sensibilidade, cooperação e visão integrada”, vincou Micaela Fonseca de Freitas, na sessão de abertura, recordando que durante “muito tempo o foco da oncologia centrou-se, quase exclusivamente, no combate à doença”. “Mas, hoje, sabemos que tratar das doenças oncológicas não é suficiente, que temos de cuidar das pessoas, em todas as suas dimensões, física, emocional, social e espiritual. Bem como de quem cuida, sem nunca deixar alguém para trás”, sublinhou.
A governante fez ainda questão de valorizar o papel dos profissionais que diariamente acompanham as pessoas. “Têm competência, formação adequada, responsabilidade e compaixão, que são essenciais para cuidar”, concluiu.






