Urgência 24h:
808 201 414 / +351 291 705 666
Gabinete de Apoio à Família das 08h às 24h:
+351 291 705 608

SARAMPO: Caso importado confirmado na RAM | 9-08-2018

13 agosto 2018

Foi confirmado no dia 9 de agosto de 2018, o caso de Sarampo notificado no dia 8-08-2018 no Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (RAM): cidadã portuguesa residente no Reino Unido, de 45 anos, que se encontra internada, com um quadro estável.

- Realizou-se no dia 9 de agosto uma reunião de coordenação IASAÚDE, IP-RAM, E.P.E. para análise e avaliação da situação atual.

- O Serviço de Saúde da RAM, em articulação com as autoridades de saúde, procedeu à identificação dos contactos e está a implementar as medidas necessárias, de acordo com as normativas e orientações da DGS.

- A Autoridade de Saúde Regional, em articulação com a Direção Geral da Saúde e o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge, está a monitorizar a situação.

- Relembra-se que, na RAM, a cobertura vacinal em relação ao sarampo é muito elevada (97-99% nas idades de referência), o que limita a propagação do vírus.

- A vacina contra o Sarampo é gratuita e é administrada em todos os Centros de Saúde da RAM, de acordo com o Plano Regional de Vacinação e o Plano Nacional de Eliminação do Sarampo, sendo a vacinação recomendada às crianças (aos 12 meses e aos 5 anos) e aos adultos nascidos a partir de 1970, sem história credível de sarampo.

- Em caso de dúvida, os utentes devem contactar o seu Centro de Saúde e/ou o seu médico assistente.

Serviço de Saúde da RAM, EPERAM © 2021. Todos os direitos reservados

Internamentos