Tendo em conta que no dia 27 de março, o assunto da Medicina Nuclear motivou diferentes pedidos de informação por parte dos diferentes órgãos de comunicação social, consideramos importante enviar a seguinte informação:
1. Nos dias 26 e 27 de março foram já realizados 11 mais 5 exames de Medicina Nuclear, respetivamente, na Medicina Nuclear do Serviço Regional de Saúde.
2. A realização dos exames está plenamente assegurada pela colaboração e qualidade dos SUCH através da deslocação de uma médica de Coimbra especialista em medicina nuclear, que integrou em pleno uma equipa de profissionais motivada e empenhada em repor o normal funcionamento no serviço.
3. Cumpre realçar que os profissionais de saúde do SESARAM, num grande exemplo de profissionalismo e de ética mantendo o foco na sua missão, de dar a melhor resposta possível aos utentes, com profissionalismo e dedicação.
4. A par destes exames realizados na Medicina Nuclear do SESARAM foram encaminhados 25 doentes para a Quadrantes, na Madeira, para que de forma célere seja dada resposta aos pedidos de exames que aguardavam marcação.
5. Em relação aos atos cirúrgicos estão já todos programados para os dias 28 e 29 de março.
6. Na pendência do processo o SESARAM, EPE, assegurará a prestação de cuidados de medicina nuclear, com os recursos que tiver ao seu alcance.
7. Dando cumprimento ao preconizado na lei, decorrem os trâmites para a substituição do médico Rafael Macedo como profissional e como responsável pela Unidade de Medicina Nuclear do SESARAM, enquanto decorrer este processo.
8. O SESARAM garante a prestação de cuidados de saúde à população cumprindo com rigor, aquela que é a sua missão.
9. Com uma gestão criteriosa do erário público, a resposta atempada, com eficiência e humanidade é a principal prioridade para o SESARAM.