Foi confirmado no dia 9 de agosto de 2018, o caso de Sarampo notificado no dia 8-08-2018 no Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (RAM): cidadã portuguesa residente no Reino Unido, de 45 anos, que se encontra internada, com um quadro estável.
- Realizou-se no dia 9 de agosto uma reunião de coordenação IASAÚDE, IP-RAM, E.P.E. para análise e avaliação da situação atual.
- O Serviço de Saúde da RAM, em articulação com as autoridades de saúde, procedeu à identificação dos contactos e está a implementar as medidas necessárias, de acordo com as normativas e orientações da DGS.
- A Autoridade de Saúde Regional, em articulação com a Direção Geral da Saúde e o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge, está a monitorizar a situação.
- Relembra-se que, na RAM, a cobertura vacinal em relação ao sarampo é muito elevada (97-99% nas idades de referência), o que limita a propagação do vírus.
- A vacina contra o Sarampo é gratuita e é administrada em todos os Centros de Saúde da RAM, de acordo com o Plano Regional de Vacinação e o Plano Nacional de Eliminação do Sarampo, sendo a vacinação recomendada às crianças (aos 12 meses e aos 5 anos) e aos adultos nascidos a partir de 1970, sem história credível de sarampo.
- Em caso de dúvida, os utentes devem contactar o seu Centro de Saúde e/ou o seu médico assistente.