Hospitalização
Sempre que ocorre um período de internamento deverá ter em conta as seguintes informações:
O que deve trazer para o internamento?
O que deve trazer
- Bilhete de Identidade;
- Cartão de Utente e do seu subsistema de saúde (Segurança Social, ADSE, SAMS, ADME, …) ou seguro privado; Por favor, verifique a data de validade dos seus documentos.
- Os medicamentos que toma em casa, prescritos pelo médico, devem ser entregues ao enfermeiro do serviço. Se toma produtos ervanários ou chás também deve informá-lo.
- Exames e informações médicas recentes (como por ex: análises clínicas, RX, ecografias, electrocradiogramas, etc)
- Objectos de uso pessoal, tais como: roupão, pijama ou camisa da noite, chinelos, roupa interior e alguns produtos de higiene. Em caso de necessidade, o Hospital fornece pijama, camisa da noite e outros artigos de higiene.
Não nos responsabilizamos pelo tratamento da sua roupa pessoal. Por favor, solicite ao seu acompanhante / familiar para o fazer.
O que pode trazer?
Revistas, livros ou jornais, para ajudá-lo a passar o tempo.
O que deve evitar trazer
Aconselhamos a não trazer objectos de valor (tais como: dinheiro, jóias, relógios, telemóveis, entre outros). Se não tiver outra opção, por favor, entregue-os aos seus familiares ou ao pessoal de enfermagem que o atende, para que este proceda à sua guarda. Somente nos responsabilizaremos pelos objectos que nos forem entregues.
Durante o internamento, ajude-nos a manter um ambiente tranquilo e confortável, respeitando as seguintes normas gerais:
Proibição de Fumar - De acordo com a lei, é absolutamente proibido fumar dentro dos hospitais.
Respeito pelos outros doentes, mantendo Silêncio - Os doentes necessitam de descanso e de tranquilidade, pelo que procure falar em voz baixa e, tenha em atenção ao volume da televisão ou do rádio nas salas de espera, enfermarias e quartos particulares.
Permanência dos utentes internados - Em nenhuma situação deve ausentar-se do serviço de internamento sem comunicar e solicitar autorização ao seu enfermeiro responsável;
- Colabore e siga as instruções do pessoal de segurança.
- Em caso de incêndio, NUNCA utilize os elevadores,
- Procure manter a calma. Não corra nem grite.
Direito de Apresentar Sugestões / Agradecimentos / Reclamações - Se desejar apresentar qualquer sugestão, elogio ou reclamação relativos ao funcionamento ou atendimento prestado no Hospital, poderá fazê-lo no Gabinete de Atendimento e Apoio ao Utente. Se pretender realizar uma reclamação no “Livro Amarelo”, por favor, informe-se no secretariado do Serviço ou dirija-se à recepção do Hospital ou ao Gabinete de Atendimento e Apoio ao Utente.
No dia programado para o seu internamento, deve apresentar-se no no local que lhe foi indicado. Se tiver dúvidas sobre como chegar ao serviço onde será internado, por favor peça informações em qualquer balcão de atendimento do hospital.
Para formalizar o seu internamento e ajudá-lo na documentação necessária, existe um secretariado em todos os serviços de internamento.
Quando chegar ao serviço, será acolhido por um(a) enfermeiro(a) que o informará de tudo o que necessita saber sobre a sua estadia no hospital.
A Estadia no Hospital
Instalações
O serviço dispõe de enfermarias com 1, 3, 4 ou 6 camas e WC comum. Caso esteja internado nos Quartos Particulares tem acesso a WC privativo, se ficar em quarto de 1ª classe. Em todas as camas existe uma campainha que pode utilizar sempre que precisar.
Na Pediatria existe uma sala de actividades para as crianças.
Em todos os serviços de internamento, existe uma sala à entrada do Serviço, que serve de sala de refeições e de convívio. Se quiser, poderá receber as suas visitas neste espaço.
Equipa de Saúde
Durante a sua estadia será acompanhado, diariamente, por médicos, enfermeiros e auxiliares de acção médica. Também poderá ser acompanhado por assistente social, secretária do serviço, dietista, psicólogo, profissionais que realizam exames, entre outros.
Visita Médica
Há visitas regulares dos médicos do serviço, normalmente realizadas pela manhã. No entanto, encontra-se sempre um ou mais médicos em serviço.
Informação Clínica
Diariamente, será visitado pelo seu médico que o informará da sua evolução e do seu estado de saúde.
Pode manifestar as suas vontades e solicitar esclarecimentos respeitantes ao seu diagnóstico ou tratamento.
Os enfermeiros proporcionam-lhe todos os cuidados de enfermagem, desde o acolhimento até à alta. As informações mais detalhadas sobre os cuidados de enfermagem serão fornecidas pelo seu enfermeiro responsável.
Nos casos em que os doentes se encontram incapazes de receber ou transmitir informação, um acompanhante ou familiar directo poderá fazê-lo.
Exames e Tratamentos
Alguns exames/tratamentos são realizados no próprio serviço. Outros exames são realizados noutros pisos (como por exemplo: Serviço de Imagiologia para fazer Raio X, TAC, entre outros). Nestes casos, será acompanhado por um funcionário, quer na ida ao serviço que realiza o exame, quer no regresso ao serviço de internamento.
Normalmente, os exames/tratamentos são marcados com antecedência, mas nem sempre é possível realizá-los nos horários previstos, quer por situações de emergência, quer por decisão do seu médico ou por razões técnicas.
Refeições
Durante o acolhimento, informe o enfermeiro se tiver hábitos alimentares específicos. O serviço fará os possíveis por garantir que eles se mantenham.
Horário das Refeições
Pequeno-almoço: 8h30/45—9h00
Almoço: 12h30/45 -13h00
Lanche: 15h45/16h00
Jantar: 18h45—19h00
Ceia: 21h00
A decisão da alta hospitalar compete ao seu médico.
Sempre que possível, a alta será programada consigo e com os seus familiares/acompanhantes e pela equipa de saúde que o acompanhou durante o internamento.
Antes de deixar o Hospital ...
- Confirme as orientações e recomendações sobre os cuidados a ter em casa.
- Certifique-se de que não se esqueceu de algum objecto pessoal.
- Peça a devolução dos objectos que deixou à guarda do enfermeiro.
- Dirija-se à secretaria do serviço a fim de carimbar as receitas médicas e outros documentos e proceder à marcação de consulta ou exames clínicos.
- Confirme se tem a seguinte documentação:
- Relatório médico;
- Certificado de incapacidade temporária (“baixa”) / Atestado Médico;
- Receita médica;
- Datas e horas de consulta ou exames.
- Em caso de necessidade, pode solicitar à secretária de serviço, o uso de telefone para comunicar a quem vem buscá-lo ao hospital, qual o dia e hora previstos para a alta médica.