Apresentação
A Medicina Intensiva assume-se como uma área de intervenção crucial no Doente Grave/Crítico em meio hospitalar, nomeadamente na prevenção, diagnósticom, monitorização e tratamento da disfunção orgânica aguda, assumindo também uma preocupação holística e humanista, não esquecendo a envolvência pessoal, familiar e social dos doentes a seu cargo.
A Medicina Intensiva moderna tem vindo a adquirir um peso cada vez mais significativo na Medicina Hospitalar e não limita a sua atuação, nem ao período temporal de internamento na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), nem ao espaço físico da mesma.
O Serviço de Medicina Intensiva do SESARAM foi fundado a 3 de Dezembro de 1984, pelo Dr. Edward Richard Maul, seu primeiro diretor, inicialmente com 4 camas, localizadas no andar técnico do Hospital Dr. Nélio Mendonça. É, desde Setembro de 2011, dirigido pelo Dr. José Júlio Nóbrega.
É um serviço em permanente evolução e crescimento, quer a nível de capacidade instalada e técnicas de suporte e monitorização realizadas, quer a nível dos profissionais que o integram. Tem uma lotação actual de 23 camas de cuidados intensivos polivalentes (19 camas activas)
É, desde praticamente a sua fundação, um serviço formador na área do intensivismo/doente crítico na componente médica e de enfermagem. Em Novembro de 2011, após visita do Colégio de Especialidade (na altura ainda Subespecialidade) de Medicina Intensiva, foi-lhe atribuída, pela Ordem dos Médicos, idoneidade formativa total para a formação de médicos especialistas em Medicina Intensiva.
É um serviço acreditado pelo Ministério da Saúde/Direção Geral de Saúde com o nível BOM, Modelo ACSA Internacional, desde 2017, tendo sido recertificado em agosto de 2023.
O Serviço de Medicina Intensiva obteve no dia 17.01.2017 a Acreditação de Qualidade de Nível Bom pela Direcção Geral de Saúde.