Os doentes admitidos no Serviço de Urgência têm direito a um (1) acompanhante por si indicado, sempre que as circunstâncias o permitam. Para tal, os acompanhantes devem dirigir-se à secretaria do Serviço de Urgência do Hospital Dr. Nélio Mendonça, onde, após devida identificação, será facultada uma vinheta de identificação que deverá ser fixada na roupa de forma visível.
Após este procedimento administrativo, o acompanhante devidamente identificado, pode entrar no Serviço de Urgência e permanecer junto do seu utente, sempre que seja possível.
No interior do Serviço de Urgência, o acompanhante deve respeitar e acatar com as instruções e indicações dos profissionais de serviço.
Importa relembrar que não é permitido a presença de acompanhantes nas áreas clínicas assinaladas com a seguinte indicação: " Sala de Tratamento"; "Sala de Cirurgia"; "Sala de Pequena Cirurgia"; "Sala de Recuperação" e "SO".
Esta medida vai ao encontro da política interna de segurança e de combate às infeções e está enquadrada na defesa dos direitos dos utentes. Todos os utentes internados no Serviço de Urgência, adultos e crianças, têm direito a um acompanhante e em algumas situações clínicas, com a devida autorização do médico, o utente pode eventualmente ter até dois acompanhantes.
A gestão dos acompanhantes do utente é feita pelos próprios, isto é, caso um outro elemento da família e/ou amigos manifeste interesse em visitar o utente, só poderá fazê-lo, mediante troca com o acompanhante já previamente identificado e após comunicação na secretaria do Serviço de Urgência.
Nos casos em que fique comprometido o segredo clínico, em que o comportamento do acompanhante perturbe ou interfira com o normal funcionamento do serviço, a presença de acompanhante pode não ser possível, ou mesmo determinada a sua saída do serviço de urgência.