Portal do Utente da Região Autónoma da Madeira

  • FAQ

Perguntas Frequentes

Como faço para me registar?

Online:

  1. Clique no botão "REGISTAR-ME" e preencha o formulário com os seus dados pessoais:
    1. Número de Saúde
    2. Nome Completo
    3. Data Nascimento (AAAA-MM-DD)
    4. E-mail
    5. Telemóvel
  2. O Telemóvel terá de ser o mesmo que está registado como contato principal no Registo Regional de Utentes do SESARAM, EPERAM.
  3. Se a sua Inscrição for efetuada com SUCESSO:
    1. Irá receber um SMS com o Código de Validação da sua Identidade que terá de preencher.
    2. Após a introdução do código de validação irá receber um e-mail com um link. Clique no link, defina uma senha de acesso à sua escolha, respeitando a Política de Segurança e submeta o formulário.
    3. Aceda ao portal com o seu Número de Saúde e a senha escolhida.
  4. Se a sua Inscrição NÃO for efetuada com SUCESSO é porque não foi possível validar a sua informação ou os dados introduzidos não são coincidentes com os existentes no Registo Regional de Utentes do SESARAM, EPERAM:
    1. Deverá voltar a validar a informação introduzida.
    2. Se confirmar que os seus dados estão corretos ser-lhe-á proposto o envio de um e-mail com a informação da sua inscrição para o serviço de apoio ao utente. Depois será contactado para validar a sua Identificação e assim poder finalizar a Inscrição com sucesso. Este serviço está disponível nos dias úteis das 09h00 às 17h00.

Presencial:

  1. Dirija-se a qualquer Centro de Saúde ou consultas externas do Hospital Dr. Nélio Mendonça levando consigo o Cartão do Cidadão e peça para se registar no Portal do Utente. Terá de indicar o seu Número de Telemóvel e um endereço de e-mail ao administrativo (IMPORTANTE: confirme com o administrativo que o email introduzido está correto).
  2. Receberá um e-mail com um link. Clique no link, defina uma senha de acesso à sua escolha, respeitando a Política de Segurança e submeta o formulário.
  3. Se não indicou um endereço de e-mail receberá do administrativo uma senha de acesso temporária. Aceda ao portal com o seu número de saúde e senha temporária, defina uma senha de acesso à sua escolha, respeitando a Política de Segurança e submeta o formulário.
  4. Aceda ao portal com o seu número de saúde e a senha escolhida.
Algumas funcionalidades do portal apenas estarão disponiveis para Utentes com endereço de correio electrónico preenchido.

O que é o número de saúde?

Encontra o número de saúde na parte de trás do cartão do cidadão. Para mais informações dirija-se a um balcão de saúde (centro de saúde ou hospital).

Numero-saude-exemplo

Perdi a senha, como faço para recuperar?

  1. Se tiver o endereço de correio electrónico preenchido basta ir até à página de entrada do portal, clicar na opção "Recuperar senha" e preencher os seus dados (Número de Saúde e E-mail).
  2. Irá receber um SMS com código de Validação da Identidade.
  3. Após a introdução do código de Validação receberá um e-mail com as instruções para recuperar a senha.

Caso contrário terá de se dirigir ao Centro de Saúde onde lhe será atribuida uma nova senha temporária que terá de usar para aceder ao portal e definir uma nova senha.

Não recebi o e-mail com as instruções para concluir a inscrição ou recuperar a senha

Basta ir até à página de entrada do portal, clicar na opção "Reenviar e-mail de confirmação" e preencher os seus dados (Número de Saúde e E-mail). Ser-lhe-á enviado novamente o e-mail com as instruções.

Verifique primeiro se o email se encontra na pasta de SPAM, Publicidade não solicitada ou noutra pasta.
Se continuar a não receber email, por favor contacte-nos indicando o número de saúde e o email.

Como faço para adicionar/alterar o e-mail  e o número de Telemóvel da minha conta?

Para adicionar/alterar o e-mail e o número de Telemóvel da sua conta bastará autenticar-se no portal, aceder ao menu "Dados Pessoais" e clicar no botão "Editar" junto ao bloco dos contactos e alterar os seus contactos.

à sua escolha, respeitando a Política de Segurança